Salada Completa com Lascas de Bacalhau


Você está com fome, mas tem que segurar a onda? Cansado de folhas e pouca “sustança”? Então aproveite essa salada que é naturalmente muito fácil de fazer e vai satisfazer a sua fome, mas sem exagerar nas calorias. Além disso, é bem equilibrada e pode servir como um prato único.
Vamos aliar o alface – fonte de fibras, com um pouco de ervilhas, batata e cenoura – carboidratos, um pouco de queijo cottage temperado, ovo cozido e lascas de peixe – proteína animal. Eu usei lascas de bacalhau porque eu já tinha na geladeira – e curtida com azeite (humm), consequência de um risoto que eu fiz no fim de semana. E claro que com bacalhau fica deveras delicioso.

Mas o fato é que você pode usar outro peixe de escama, como a pescada, a merluza, a tilápia ou um bom tucunaré pescado nos rios tocantinenses (fora da piracema, claro). 

Experimente também:

Dica: Existem algumas formas de deixar seu peixe com as lascas bem bacanas. Eu faço assim: mergulho o peixe em leite morno por 1 ou 2 minutos. Retiro e coloco no forno para assar por alguns minutos. Se for bacalhau, mais rígido, é bom colocar papel alumínio e deixar em fogo médio-alto por mais tempo. Caso você use peixes mais tenros, cuidado para não ressecá-los demais. Pouco tempo de forno médio. 



Ingredientes (2 porções):

Lascas de bacalhau
Alface
½ batata cozida picada em cubinhos de 1 cm
½ cenoura cozida picada em cubinhos de 1 cm
1 ovo cozido picado
2 colheres de sopa de ervilha
2 colheres de sopa de queijo cottage lavado e prensado
¼ de cebola fatiada finíssimamente
sal e pimenta a gosto

Preparo:

Em um prato fundo, rasgue as folhas de alface com a mão. Adicione as ervilhas, a batata, a cenoura, o ovo e o bacalhau. No centro do prato, coloque o queijo cottage. Sobre ele, moa um pouco de pimenta do reino. Coloque a cebola. Se desejar, regue tudo com azeite. Bom apetite!

Um comentário:

  1. Uma salada bem ao meu gosto! Linda, cheia de cor e bem nutritiva, parabéns!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Gostou da receita? Então comente aqui, é muito importante pro Salada!!

Só não aceitaremos mais comentários como "anônimo", tá? Se você não tem uma conta do Google nem um blog, é só escolher a opção Nome/URL e deixa a URL em branco ou colocar o seu e-mail.

Brigadão!

Sandro Petrilli