Dica: Como deixar suculento o peito de frango grelhado


Acredite, é possível fazer com que o peito de frango grelhado na frigideira fique saboroso e suculento. E não é nem um pouco difícil!


Peito de frango é uma opção de proteína magra que faz parte da maioria das dietas. Além disso, é um alimento muito rápido e fácil de preparar e que, justamente por isso, sempre temos na geladeira ou no freezer.

No entanto, há problema sério: justamente pelo fato de não conter quase nenhuma gordura, é complicado prepará-lo sem que fique ressecado.

Se você, como a maioria de nós, já enfrentou ou enfrenta esse problema, fique atento porque, nas próximas linhas, estão algumas dicas muito simples que, acrescidas de um pouco de paciência, vão acabar com os seus problemas:


CONFIRA TAMBÉM:

1- Temperatura

A exemplo de qualquer outra carne, quanto menor for o choque térmico, melhor para que as fibras não se contraiam. Então, antes de jogar na frigideira, deixe um tempo fora da geladeira para que ele fique próximo da temperatura ambiente.

2 - Um pouco de cada vez

Coloque na frigideira um ou, no máximo, dois filés de cada vez, principalmente se o seu fogão não for nenhuma Ferrari. Isso porque quando colocamos muita carne crua de uma vez, acabamos reduzindo a temperatura da frigideira e isso compromete a cocção.

3 - O pulo do gato

O simples segredo do frango suculento
Agora o principal: vá gotejando água (filtrada, temperatura ambiente), aos poucos... com paciência... Importante: é pouca água de cada vez. Adicione um pouco, espere secar. Adicione mais um pouco e espere secar. Vire o filé e vá repetindo o processo. Sempre aos poucos, se encharcar o frango, ele seca. Aos poucos, goteje, espere secar. Goteje, espere secar.

E enquanto adiciona água aos poucos, vá "esfregando" a carne na frigideira. Chamamos isso de "deglaçar", ou seja, descolar do fundo da frigideira os caramelos formados pelo contato da carne com o metal, sob muito calor. É lá que está concentrado todo o sabor que queremos! Assim você deixa seu filé mais dourado e saboroso.

OUTRAS RECEITAS:

Pode ser trabalhoso, especialmente quando você, como eu, preferir o filé mais grosso de frango. Entretanto, pode confiar, o resultado é surpreendente!

Simples assim! Experimente!

26 comentários:

  1. Como deixar um frango grelhado suculento?
    R: Não faça grelhado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rangel, eu te garanto que se seguir essa dica acima, seu frango, mesmo grelhado, fica suculento. Eu faço há muitos anos sem problema nenhum. Obrigado pela visita e pelo comentário! Abs, Sandro

      Excluir
  2. Fica muito bom sim, valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  3. E se jogar um pouco de água e logo em seguida tampar a panela, o vapor não sai e não precisaria ficar acrescentando água

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí, Guilherme, seu frango pode ficar cozido no vapor e não grelhado. A ideia é só hidratar a carne aos poucos enquanto grelha e ainda "deglaçar", ou seja, "esfregá-la" no fundo da panela, fazendo com que ela fique caramelizada. Vai por mim, o resultado é bem melhor. Obrigado pela visita e pelo comentário. Abraço, Sandro

      Excluir
  4. Dica muito legal, parabéns pelo blog, conhecendo agora e seguindo!

    ResponderExcluir
  5. Frango seco ninguem merece, mas deixar ele suculento é para poucos. Achei a dica ótima e vou fazer com certeza.

    ResponderExcluir
  6. Mas não fica uma lambança junto com o óleo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso apenas um fiozinho de azeite no início, que logo é absorvido pela carne... É essencialmente grelhado e não frito. Abraços!

      Excluir
  7. Nossa, adorei o seu blog!! Tem receitas interessantíssimas - principalmente para quem mora só!! Parabéns! Já favoritei 14 receitas, risos.
    Vou experimentar fazer o frango e volo aqui para comentar. Abçs

    ResponderExcluir
  8. Nossa... Seu blog tem receitas interessantíssimas - principalmente para quem mora só!! Já favoritei 14 receitas, risos!!
    Vou experimentar fazer o frango e volto para comentar o resultado. Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, fico feliz que tenha gostado! Bom apetite!! Abs!

      Excluir
  9. Vovó sempre me disse para fazer isso, mas eu nunca quis fazer... E é claro que meu frango sempre fica recessecado... Mas não mais, agora vou fazer mesmo!! Obrigada pela dica!! Se puder, veja também as nossas dicas no blog dicasrestaurantes.blogspot.com
    Um abraço! Até a próxima!

    ResponderExcluir
  10. olá gostaria de saber , se é preciso colocar um pouco de óleo talvez ou só basta colocar o filé?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariana, se sua frigideira for antiaderente, não precisa de óleo! Se quiser, pode acrescentar um pouquinho de manteiga no final. Ajuda a dourar e dá um sabor marcante! Obrigado pelo comentário!! Sandro

      Excluir
  11. quantas gotas de água exatamente coloca?
    eu não entendi muito bem

    ResponderExcluir
  12. oi blz gostei muito da dica,gostaria de saber se fica bom com sassami, posso também fazer com carne.

    ResponderExcluir
  13. oi blz, gostaria de saber se também fica bom com pedaços de sasami, é também se funciona com carne.

    ResponderExcluir
  14. Olá, bom dia! ^^ Eu queria saber.. Devo jogar pouca quantidade de água até que o frango fique bem douradinho ?

    ResponderExcluir
  15. Hummmm... ficou ótimo! Gostei muitíssimo! It's very good!! :D

    ResponderExcluir
  16. tere faço o peito grelhado para o regime e fica um pedaço de pau,não da pra comer, agora vou fazer como está na sua receita,tbem mais grosso o pedaço faço muito fininho ai ficaa mais duro ainda brigada

    ResponderExcluir
  17. Acabei de fazer e deu super certo!!! Ficou simplesmente MARAVILHOSO!!! Nem acredito!! Achei nunca fosse conseguir deixar o frango grelhado suculento e tenro assim. E o melhor: meu marido adorou! Muito obrigada pelas dicas, vou seguir seu blog a partir de hoje :)

    ResponderExcluir