Dica: Como deixar suculento o peito de frango grelhado

O simples segredo do frango suculento
Acredite, é possível fazer com que o peito de frango grelhado na frigideira fique saboroso e suculento. E não é nem um pouco difícil.


Ainda quando fazia UNESP, em Bauru, interior de São Paulo, costumava frequentar um - excelente, aliás - restaurante de comida mineira chamado "Coisas da Roça". Foi lá, com o dono e chef, que aprendi a dica sobre o peito de frango.

Lembro bem que havia pedido um "Frango à Mariana", cubos de filé com molho rosé, cobertos com batatas fritas. Depois de elogiar o prato, perguntei: "como você faz pra deixar esse frango tão molhado?". Foi aí que me explicou:

Confira também:

Antes de mais nada, a exemplo de qualquer outra carne, coloque aos poucos na frigideira. Se for o filé todo, coloque, no máximo, dois pedaços, dependendo da intensidade do fogo (se você coloca muitos pedaços de uma vez, você reduz a temperatura da frigideira e compromete a cocção).

Aí o "pulo do gato": vá gotejando água, aos poucos, com paciência. Importante: é pouca água de cada vez. Se encharcar o frango, ele seca. Aos poucos, goteje, espere secar. Goteje, espere secar.

Pode ser trabalhoso, especialmente quando você, como eu, preferir o filé mais grosso de frango. Entretanto, pode confiar, o resultado é surpreendente.

Não esqueça de, enquanto adiciona a água aos poucos, deglaçar o frango, ou seja, passá-lo no fundo da frigideira, onde o sabor se concentra. Assim você deixa seu filé mais dourado e saboroso.

Simples assim! Experimente!

17 comentários:

  1. Como deixar um frango grelhado suculento?
    R: Não faça grelhado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rangel, eu te garanto que se seguir essa dica acima, seu frango, mesmo grelhado, fica suculento. Eu faço há muitos anos sem problema nenhum. Obrigado pela visita e pelo comentário! Abs, Sandro

      Excluir
  2. Fica muito bom sim, valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  3. E se jogar um pouco de água e logo em seguida tampar a panela, o vapor não sai e não precisaria ficar acrescentando água

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí, Guilherme, seu frango pode ficar cozido no vapor e não grelhado. A ideia é só hidratar a carne aos poucos enquanto grelha e ainda "deglaçar", ou seja, "esfregá-la" no fundo da panela, fazendo com que ela fique caramelizada. Vai por mim, o resultado é bem melhor. Obrigado pela visita e pelo comentário. Abraço, Sandro

      Excluir
  4. Dica muito legal, parabéns pelo blog, conhecendo agora e seguindo!

    ResponderExcluir
  5. Frango seco ninguem merece, mas deixar ele suculento é para poucos. Achei a dica ótima e vou fazer com certeza.

    ResponderExcluir
  6. Mas não fica uma lambança junto com o óleo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu uso apenas um fiozinho de azeite no início, que logo é absorvido pela carne... É essencialmente grelhado e não frito. Abraços!

      Excluir
  7. Nossa, adorei o seu blog!! Tem receitas interessantíssimas - principalmente para quem mora só!! Parabéns! Já favoritei 14 receitas, risos.
    Vou experimentar fazer o frango e volo aqui para comentar. Abçs

    ResponderExcluir
  8. Nossa... Seu blog tem receitas interessantíssimas - principalmente para quem mora só!! Já favoritei 14 receitas, risos!!
    Vou experimentar fazer o frango e volto para comentar o resultado. Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, fico feliz que tenha gostado! Bom apetite!! Abs!

      Excluir
  9. Vovó sempre me disse para fazer isso, mas eu nunca quis fazer... E é claro que meu frango sempre fica recessecado... Mas não mais, agora vou fazer mesmo!! Obrigada pela dica!! Se puder, veja também as nossas dicas no blog dicasrestaurantes.blogspot.com
    Um abraço! Até a próxima!

    ResponderExcluir
  10. olá gostaria de saber , se é preciso colocar um pouco de óleo talvez ou só basta colocar o filé?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ariana, se sua frigideira for antiaderente, não precisa de óleo! Se quiser, pode acrescentar um pouquinho de manteiga no final. Ajuda a dourar e dá um sabor marcante! Obrigado pelo comentário!! Sandro

      Excluir

Gostou da receita? Então comente aqui, é muito importante pro Salada!!

Só não aceitaremos mais comentários como "anônimo", tá? Se você não tem uma conta do Google nem um blog, é só escolher a opção Nome/URL e deixa a URL em branco ou colocar o seu e-mail.

Brigadão!

Sandro Petrilli